Sou professora tutora na UNOPAR – Polo Vacaria , formada em Ciências de I Grau e Matemática pela UNIPLAC – Universidade do Planalto Catarinense e Pós-graduação em Metodologias Inovadoras no Ensino de Matemática, pela Faculdade de Administração , Ciências , Educação e Letras – FACEL. Por vários anos, ministrando aulas para alunos do Ensino Médio, em escolas estaduais e particulares.
Mensalmente iremos nos encontrar nesse site, para falarmos um pouco sobre Educação, destacando a Matemática, considerada por muitos a vilã das disciplinas.
Vivemos rodeados de números, formas geométricas , medidas (massa, capacidade, comprimento ) , enfim, ela está presente no cotidiano, alguns exemplos básicos do uso da mesma; ir às compras, preparar uma receita, brincar, jogar,, contar as horas, transações bancárias, uso de aplicativos entre outras aplicações não menos importantes.
Um pouquinho de história: A Matemática surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico por volta de 3500 a.C. Porém, na Pré- história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar ou medir objetos. No Brasil, surgiu no Brasil Colônia entre os séculos XVI e XVX ( 1530-1822) devido às necessidades dos militares.
“Com a necessidade de defender seu território. A Coroa Portuguesa necessitava instruir seus militares no Brasil, para a construção de fortificações e artilharias. José Fernandes Pinto Alpoim, um militar português , criou então as primeiras obras do gênero , que envolviam conhecimentos elementares de aritmética e geometria …(WIKIPÉDIA – Valente, W.R (2008) “Quem somos nós, professores de Matemática.”
Percebe-se que a Matemática não é só composta de números, sua história é fascinante e vale a pena conhecê-la.
Como professora, observo que nossos alunos encontram dificuldades nas operações básicas (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão). Não existe fórmula mágica para saná-las…o aluno precisa estar motivado e querer entender o conteúdo e não simplesmente estudar para ser aprovado na disciplina. Pois, ao entendermos Regra de Três, por exemplo, metade dos nossos “problemas” estarão resolvidos…. Interpretação de Gráficos, tabelas, Juros, Porcentagem, Área das figuras planas, são fundamentais no cotidiano. Como podemos reclamar do aumento da gasolina, da população contaminada pelo Covid, da desvalorização do Real em relação a outras moedas, da taxa de desemprego, do preço do material de construção ou do metro quadrado de um terreno, se não tivermos um conhecimento mínimo sobre conteúdos básicos da Matemática?
Quando a gente pensa em Matemática, no dia a dia, a mesma se torna prazerosa. É isso que gostaria de passar para nossos colaboradores. Um olhar diferente sobre essa disciplina e sobre a Educação como um todo.
Portanto é preciso um olhar diferenciado para essa disciplina, fazendo com que nossas crianças adquiram o gosto pelos números desde cedo, incentivando-os com brinquedos educativos , desenvolvendo suas habilidades , raciocínio lógico, seu desenvolvimento intelectual, preparando-os para a crítica, para a capacidade de investigação e soluções de problemas e não apenas cálculos “soltos” , sem aplicações no cotidiano.
“A Matemática é o alfabeto no qual Deus escreveu o Universo.”
Galileu Galilei (1564-1642)