Eureka, em dias frios e chuvoso, nada melhor que uma boa leitura, no aconchego do nosso lar.

by xavier

Quando falamos em Matemática, pensamos logo em números, mas vai muito além disso. Para cada hipótese, teoria, conceito , fórmulas, muitos mestres e discípulos dedicaram parte de suas vidas, talvez uma vida toda.

Na escola ouvimos falar em Pitágoras, Reneé Descartes, Galileu Galilei, Isaac Newton, Einsten, Arquimedes, Pierre Laplace, entre tantos outros …

Mas, quem foram essas pessoas? Como surgiram suas ideias?

É comum usarmos a palavra Eureka, que em grego significa ”achei”, ao decifrarmos um enigma ou problema .A mesma foi pronunciada pelo famoso Arquimedes de Siracusa (288-212 a.C), ao sair da banheira nu e gritando pelas ruas ao solucionar o caso da coroa do rei, verificando a quantidade de ouro na composição da mesma.

Essas e outras histórias você encontrará no livro “História Bizarra da Matemática” (Luciana Galastri).
Este não é um livro qualquer de matemática. É bem diferente da sua apostila de escola. Aqui, você encontrará algumas histórias que vão fazer sua cabeça girar e a mente gritar em silêncio. Afinal de contas, matemática não é uma coisa simples…

A verdade é que geometria, cálculo, algoritmo e probabilidade se tornam muito mais fascinantes quando descobrirmos as curiosidades por trás de cada um. A matemática nada mais é que uma série de personagens curiosos unida pela vontade de enfrentar todo tipo de desafio, por mais bizarro que seja – e solucioná-los. ( Resenha da Editora Planeta)

“Tudo no mundo guarda relação com os números.”

Pitágoras

Boa leitura!

Ivete Gobetti

Professora de Matemática

You may also like

Leave a Comment

× Como posso te ajudar?