A campanha de Outubro Rosa é realizada anualmente para disseminar informações sobre a saúde da mulher, em especial o câncer de mama, e estimular a prevenção da doença entre a população.
O câncer de mama é o tipo mais frequente da doença que acomete as mulheres no Brasil, e é a principal causa de óbitos por câncer das mulheres brasileiras.
O autoexame é importante para a prevenção na tentativa de identificar estágios iniciais do câncer de mama. É indicado para todas as mulheres a partir dos 20 anos. Como as mamas podem ficar inchadas antes e durante o período menstrual, é recomendado fazer o autoexame 7 dias depois do início do sangramento.
Em caso de alguma anormalidade percebida nas mamas e/ou axilas: retração, alteração da coloração da mama, edema, nódulo endurecido que surge na axila, é necessário investigação com consulta com ginecologista e exames, inicialmente mamografia e ultrassonografia.
O diagnóstico precoce proporciona às pacientes uma maior chance de cura e aumento de sobrevida, uma vez que possibilita a investigação antes do desenvolvimento da doença em suas fases iniciais, quando o tratamento é, na maioria dos casos, mais efetivo. Após realizado os exames de imagem em caso de achado algum nódulo, o diagnóstico de câncer de mama se dá através da biópsia do nódulo e posterior tratamento conforme o resultado do exame.
Toda mulher acima dos 40 anos deve realizar mamografia anualmente para rastreamento de neoplasia de mama. Em mulheres com históricos familiares a mamografia anual deve-se iniciar aos 35 anos, ou conforme a orientação médica.
Nós mulheres temos motivos para nos orgulharmos do nosso corpo. Por isso fazer o autoexame é um gesto de amor. Se toque!