Eureka, em dias frios e chuvoso, nada melhor que uma boa leitura, no aconchego do nosso lar.

Quando falamos em Matemática, pensamos logo em números, mas vai muito além disso. Para cada hipótese, teoria, conceito , fórmulas, muitos mestres e discípulos dedicaram parte de suas vidas, talvez uma vida toda.

Na escola ouvimos falar em Pitágoras, Reneé Descartes, Galileu Galilei, Isaac Newton, Einsten, Arquimedes, Pierre Laplace, entre tantos outros …

Mas, quem foram essas pessoas? Como surgiram suas ideias?

É comum usarmos a palavra Eureka, que em grego significa ”achei”, ao decifrarmos um enigma ou problema .A mesma foi pronunciada pelo famoso Arquimedes de Siracusa (288-212 a.C), ao sair da banheira nu e gritando pelas ruas ao solucionar o caso da coroa do rei, verificando a quantidade de ouro na composição da mesma.

Essas e outras histórias você encontrará no livro “História Bizarra da Matemática” (Luciana Galastri).
Este não é um livro qualquer de matemática. É bem diferente da sua apostila de escola. Aqui, você encontrará algumas histórias que vão fazer sua cabeça girar e a mente gritar em silêncio. Afinal de contas, matemática não é uma coisa simples…

A verdade é que geometria, cálculo, algoritmo e probabilidade se tornam muito mais fascinantes quando descobrirmos as curiosidades por trás de cada um. A matemática nada mais é que uma série de personagens curiosos unida pela vontade de enfrentar todo tipo de desafio, por mais bizarro que seja – e solucioná-los. ( Resenha da Editora Planeta)

“Tudo no mundo guarda relação com os números.”

Pitágoras

Boa leitura!

Ivete Gobetti

Professora de Matemática

Postagens relacionadas

20ª Copa ABAMF – O retorno da Maior Competição Brigadiana do Litoral Gaúcho

NOVEMBRO AZUL – Diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita melhores resultados no tratamento

Projeto de Lei Orgânica das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros é aprovado na CCJ e vai a votação no Senado Federal em Regime de Urgência.